Idade mínima: 18 anos completos.
Escolaridade mínima: Ter concluído o Ensino Médio.
Àquele que concluir com aprovação em todos os módulos que compõem a organização curricular desta Habilitação Técnica de Nível Médio, e estiver com a documentação em dia, será conferido o diploma de Técnico em Secretaria Escolar.
Cópias acompanhadas dos originais para conferência ou cópias autenticadas dos seguintes documentos:
• Carteira de Identidade (RG) e CPF.
• Título de Eleitor.
• Reservista Militar (para homens).
• Certificado (Ensino Médio).
• Histórico Escolar (Ensino Médio).
• 2 fotos 3x4.
• Comprovante de endereço.
O Técnico em Secretaria Escolar é o profissional que atua na organização de registros escolares, processos de matrícula, transferência de estudantes, organização de turmas, histórico escolar dos estudantes, arquivos e processos de registros da vida acadêmica, registro de conclusão de cursos e colação de grau, bem como o registro em atas das sessões e atividades acadêmicas específicas.
Formar profissionais, assegurando a formação técnica para o pleno desenvolvimento de suas habilidades, atuando nos múltiplos papéis a serem desenvolvidos dentro das instituições educativas, tornando-os capazes de desenvolver habilidades em regime de colaboração na gestão administrativa da escola, adquirindo conhecimentos referentes a estrutura e funcionamento do ambiente escolar, conhecendo os elementos de arquivologia e legislação educacional.
O curso é alinhado com o mercado de trabalho, atendendo às exigências específicas da ocupação, e em sua organização curricular priorizam-se conhecimentos e competências que permitam ao aluno reconstruir e experimentar uma prática pedagógica baseada numa formação orgânica do conhecimento, assegurando a formação integral do aluno. Conta com a disponibilidade do professor-tutor, que se baseia em uma metodologia interativa alicerçada no atendimento às diferenças individuais e na perspectiva da educação inclusiva, permitindo que os alunos tenham um papel ativo em seu processo de aprendizagem de acordo com o seu ritmo, necessidade e interesse.
O Secretário Escolar pode trabalhar em funções técnico-administrativas de instituições de Educação Básica e Superior: escolas de educação infantil, de ensinos fundamental e médio, escolas técnicas, faculdades, universidades – em todas as instituições de ensino das redes pública e particular.
• Língua Portuguesa I
• Tecnologias da Comunicação e Atendimento ao Público
• Organização e Funcionamento da Secretaria I
• Redação Oficial I
• Língua Portuguesa II
• Redação Oficial II
• Legislação Educacional I
• Organização e Funcionamento da Secretaria II
• Estrutura e Funcionamento do Ensino da Educação Básica
• Relações Interpessoais e Código e Ética Profissional
• Legislação Educacional II
• Organização e Funcionamento da Secretaria III
• Gestão e Planejamento I
• Orientação da Prática Profissional I
• Gestão e Planejamento II
• Estatística Aplicada à Educação
• Legislação Educacional III
• Informática Aplicada
• Orientação da Prática Profissional II